Conheça nossos palestrantes do evento!

by

Convidados Especiais

António Dias de Figueiredo

Professor catedrático emérito da Universidade de Coimbra, investigador, autor e consultor em Estratégia, Qualidade e Tecnologias na Educação. Doutor Honoris Causa pela Universidade Aberta e Sigillum Magnum pela Universidade de Bolonha. Autor de mais de duas centenas de artigos científicos e capítulos de livros

Bento Silva

Professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal), Doutor em Educação, na área da Tecnologia Educativa. Atualmente, Foi Vice-Presidente do Instituto de Educação e Psicologia (2003-2010) e Vice-Presidente do Instituto de Educação (2010-2013), Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa. Desenvolve atividades de docência e pesquisa nos Programas de Mestrado e de Doutoramento em Tecnologia Educativa. É autor de diversos trabalhos de investigação sobre Tecnologia e Comunicação Educacional, recaindo os seus atuais interesses de investigação na concepção e desenvolvimento de estratégias para a integração das TDIC na Educação, particularmente na Educação Online.

Carlos Roberto Jamil Cury

Professor titular (aposentado) emérito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais atuando na Graduação e Pós-Graduação (mestrado e doutorado). Membro do Conselho Superior da CAPES. Tem experiência e publicações em temas sobre direito à educação, lei de diretrizes e bases, política educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos.

Clelia Brandao Alvarenga Craveiro

Graduada em Pedagogia: Orientação Educacional e Administração Escolar pela UCG, especialista em Metodologia de Ensino pela Pontifícia, mestrado interrompido em Educação Escolar Brasileira da Faculdade de Educação da UFG. Atualmente é Diretora de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania – DPEDHUC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, Ministério de Educação-MEC e também professora titular da PUC-Goiás, ex-presidente do CNE 2008-2010, ex-reitora da PUC Goiás (1994-2001).

Danilo Romeu Streck

Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1972), mestrado em Educação Teológica – Princeton Theological Seminary (1975) e doutorado em Fundamentos Filosóficos da Educação – Rutgers – The State University of New Jersey (1977). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Los Angeles, e no Max-Planck Institute for Human Development, em Berlim. É professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde atua principalmente nos seguintes temas: educação popular, educação e exclusão social, mediações pedagógicas e processos participativos. Integra o Comitê Assessor da área da Educação do CNPq e o Comitê Assessor da área da Educação e Psicologia da FAPERGS. É editor executivo da Revista International Journal of Action Research.

Dario Fiorentini

Licenciado e mestre em Matemática e doutor em Educação. Atualmente é pesquisador do CNPq (PQ-1D) e professor-pesquisador da FE/Unicamp, tendo como campo de estudo a educação matemática e os processos de formação, aprendizagem e desenvolvimento do professor. Publicou mais de 80 artigos em periódicos ou capítulos de livros e publicou/organizou 10 livros. Orientou mais de 30 dissertações/teses de mestrado/doutorado em Educação e Educação Matemática. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp.

Guilherme Canela De Souza Godói

É assessor regional de Comunicação e Informação da UNESCO para o Mercosul e Chile. Coordenou, por oito anos, a área de pesquisa de mídia e jornalismo da Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI. Foi consultor de pesquisa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidades para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente e do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. Foi membro titular do Grupo de Trabalho do Ministério da Justiça para Subsidiar a Regulamentação da Classificação Indicativa da Programação de Televisão e pesquisador associado do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da UnB. É bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). É coautor da série Mídia e Mobilização Social, publicada pela ANDI, em parceria com a Editoria Cortez.

Hermes Renato Hildebrand

Possui graduação em Matemática pela PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), Mestrado em Multimeios pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUCSP (2001). Atualmente é professor da UNICAMP e da PUCSP e exerce o cargo de coordenador do Programa de Pós-Graduação do TIDD – Tecnologia da Inteligência e Design Digital, da PUCSP e coordenador associado do Curso de Graduação em Midialogia na UNICAMP. Tem experiência nas áreas de matemática, semiótica, educação, comunicação, marketing, publicidade, propaganda, artes e jogos eletrônicos, com ênfase no uso das tecnologias digitais, instalações interativas e sistemas digitais. Em educação desenvolve projetos de ensino-aprendizagem com metodologia de formação de pessoas para serem utilizadas em escolas, comunidades e instituições empresariais focando o conceito de usuário gerador de conteúdo.

Jarina Fernandes

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008-2012), no qual realizou o Mestrado (2003-2005), sendo graduada em Pedagogia nessa universidade (1993-1997). Professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é coordenadora do Curso de Pedagogia a distância – UAB/UFSCar e coordenadora de área do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID-UFSCar) junto ao Curso de Pedagogia presencial. Tem desenvolvido pesquisas na área de educação de jovens e adultos, tecnologias e formação inicial.

Lino de Macedo

É graduado (1966) em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto, mestre (1970), doutor (1973) e livre docente (1983) em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É membro da Academia Paulista de Psicologia e docente aposentado (a partir de agosto de 2011) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo onde exercia o cargo de professor titular. É professor e orientador no Programa de Pós- graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, neste instituto, tendo orientado 70 teses de doutorado e dissertações de mestrado. Sua linha de pesquisa é sobre o valor dos jogos na Psicologia e Educação como recurso de observação e promoção de processos de aprendizagem e desenvolvimento, na visão de Piaget. Atualmente, é integrante do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil Sabará – Pensi.

Miriam Struchiner

Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Diretora do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde – NUTES/UFRJ, coordenadora do Laboratório de Tecnologias Cognitivas (LTC/NUTES) desde 1995, líder do grupo de pesquisa “Pesquisa e Desenvolvimento de Ambientes Construtivistas de Aprendizagem Presenciais e a Distância com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação”. Atua na área de Tecnologia Educacional, com ênfase na pesquisa e desenvolviimento de Ambientes de Aprendizagem baseados em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação em Ciências e Saúde, principalmente nos seguintes temas: educação a distância, Internet e Educação, aprendizagem colaborativa, construtivismo social, formação de recursos humanos em saúde e educação em ciências e saúde na escola básica. Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Educação – Boston University (1986) e doutorado em Educação – Boston University (1992).

Roberto Sidnei Macedo

Possui graduação em Psicologia Clínica e Educacional pelo Centro Ensino Unificado de Brasília (1975), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1988), Doutorado em Ciências da Educação – Universidade de Paris VIII (1995), Pós-doutorado em Currículo e Formação pela Universidade de Fribourg na Suíça (2007). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal da Bahia, credenciado nos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento. Nesse contexto coordena o Grupo de Pesquisa FORMACCE em Aberto. Coordenador do GT de Currículo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED , tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes áreas: currículo; formação docente; formação; infância e educação; epistemologia da educação,etnopesquisa crítica e etnopesquisa-formação.

Rosane Aragón

Doutora em Informática na Educação (2001), mestre em Educação (1988) e graduada em Psicologia (1983) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRGS e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS), orientando alunos de mestrado e doutorado, Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura na modalidade a distância (PEAD/FACED/UFRGS), líder do Núcleo de Estudos em Tecnologias Digitais na Educação. Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem em Ambientes Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores, informática na educação, aprendizagem e projetos de aprendizagem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: