Workshop UCA no SBIE recebe trabalhos de educação e mobilidade até 24/09

by

II WORKSHOP SOBRE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS NO PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO (UCA).
I WORKSHOP SOBRE TECNOLOGIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO
A experiência do I Workshop sobre Formação e Experiências Educacionais no Projeto Um Computador por Aluno (UCA), realizado em Aracaju, em 2011, paralelamente ao XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2011) e ao XVII Workshop de Informática na Escola (WIE 2011), foi considerada exitosa. Foi possível saber de experiências múltiplas, já que vividas em realidades às vezes díspares, das mudanças que vão se consolidando na medida em que o Projeto Uca avançou. A ressignificação dos papéis dos professores, alunos e gestores na realidade da escola que incorporou, ainda que experimentalmente, os laptops educacionais, em um contexto de educação inclusiva, imersiva que ultrapassa os muros da escola, reconhecendo outros espaços como adequados para a aprendizagem, as dificuldades, muitas delas por conta da infraestrutura, os desafios na formação de professores, as questões de políticas públicas foram alguns dos assuntos apresentados e debatidos em um rico ambiente de aprendizagem que marcou o Workshop.


As contribuições, teóricas e empíricas, sobre o uso 1:1 do laptop educacional foram de extrema importância e os trabalhos, publicados nos anais do evento, passaram a ser um rico material de consulta para aqueles que estão às voltas com o tema das tecnologias digitais de informação e comunicação na escola, seja ainda em quanto projeto, seja em realidade concreta.
Por outro lado, vemos hoje um acelerado avanço das tecnologias móveis e o natural interesse de sua incorporação nas escolas. O MEC prevê a distribuição de 600 mil tablets para professores do Ensino Médio público. Qualquer iniciativa para a adoção de tecnologia móveis na escola, seja o laptop, o tablet ou até mesmo smartphones, demanda imediatamente reflexões, já que serão muitas as mudanças necessárias nas práticas para que essa incorporação agregue valor ao processo educativo.
O Projeto UCA, que persiste apesar de muitas dificuldades por conta até mesmo de uma certa inércia governamental, é uma referência obrigatória nesse pensar. A experiência que ali se constrói, em uma diversidade de escolas especial, distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal, será necessariamente referência para novos projetos e iniciativas no uso 1:1 de tecnologias móveis. Se não, haverá o risco de dispendermos esforços e tempo para “reinventarmos a roda”. O entendimento é que a experiência que se acumula no Projeto UCA será referência para qualquer projeto que vise integrar, na educação escolar, tecnologias móveis.
Por isso estamos propondo a realização do II Workshop Sobre Formação e Experiências Educacionais no Projeto Um Computador por Aluno (UCA), com o objetivo de:
• Debater os diferentes modelos de formação de professores e gestores adotados pelas equipes de formação do Projeto UCA.
• Compartilhar experiências pedagógicas realizadas no Projeto UCA;
• Estabelecer trocas de experiências entre os pesquisadores e professores das escolas integradas ao Projeto UCA e a comunidade científica afiliada à informática na educação;
• Discutir possibilidades e estratégias para a incorporação de outras tecnologias móveis na educação escolar.

Tópicos de Interesse [por ordem alfabética]
• Aprendizagem Cooperativa e Aprendizagem Colaborativa
• Aprendizagem de conteúdos escolares enriquecida pelas tecnologias móveis
• Comunidades Virtuais de Aprendizagem
• Conteúdos educacionais para as tecnologias móveis
• Ensino e aprendizagem mediados por tecnologias móveis
• Formação de professores e gestores para o uso de tecnologias móveis na escola
• Fundamentos éticos e psicológicos na adoção das tecnologias móveis na escola
• Inclusão digital e tecnologias móveis: o papel da escola
• Internet, escola e aprendizagem
• Políticas públicas e as tecnologias móveis na educação
• Recursos Educacionais Abertos e a aprendizagem intermediada por tecnologias móveis
• Software Livre na Educação e a aprendizagem intermediada por tecnologias móveis
• Web 2.0: autoria e criação na internet

Apresentação dos trabalhos
Os trabalhos aprovados serão apresentados em duas categorias: de comunicação oral e pôster, conforme definido pelo comitê organizador e informado aos autores.
A agenda da apresentação das comunicações orais será oportunamente comunicada aos aurores de trabalhos aprovados.
Os autores de trabalhos aprovados para apresentação sob a forma de pôster receberão, oportunamente, orientações para a sua elaboração.
Todos os trabalhos aprovados, apresentados em sessão de comunicação oral ou sob a forma de pôster, serão publicados como trabalho completo nos anais do evento.

Seleção de trabalhos
Os trabalhos submetidos para apresentação nos Workshops serão avaliados por membros do Comitê Científico, composto por educadores e pesquisadores experientes na área de informática na educação, dentre os quais integrantes do GT-UCA e coordenadores locais do Projeto UCA.
O processo de avaliação será conduzido de forma anônima (blind evaluation) por dois integrantes do Comitê Científico, com a arbitragem de um terceiro avaliador em caso de pareceres conflitantes.
Submissão de trabalhos
Em forma de artigos completos, devem ser submetidos de forma digital, através do sistema JEMS. Por conta do processo de seleção, o(s) autor(es) deve(m) obrigatoriamente omitir seu(s) nome(s) no corpo do trabalhos, bem como referências a trabalhos de sua autoria citados no artigo. Trabalhos que não seguirem esta recomendação serão automaticamente excluídos do processo de revisão.
As propostas de trabalhos para o II Workshop Sobre Formação e Experiências Educacionais no Projeto Um Computador por Aluno (UCA) e o I Workshop sobre Tecnologias Móveis na Educação ser submetidas apenas em mídia digital, através da Web, utilizando o sistema JEMS no endereço https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=1709
Todas as submissões devem obrigatoriamente seguir o modelo para publicação de artigos da SBC, que pode ser obtido em http://www.sbie-wie2011.net/modelosparapublicaodeartigos.rar
Alguns aspectos adicionais devem ser observados:
• Os artigos completos deverão ter entre 8 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas.
• Não deverá constar qualquer identificação do(s) autor(es). O artigo que trouxer a identificação de sua autoria será automaticamente desqualificado, não sendo submetido à avaliação por parte do Comitê Científico.
• Os autores deverão obrigatoriamente omitir informações no texto que permitam inferir a autoria do artigo. As informações de autoria deverão ser fornecidas exclusivamente na submissão pelo sistema JEMS. Os trabalhos que não observarem esta orientação serão automaticamente desqualificados.
• Recomenda-se evitar a menção direta a nomes pessoais (professores, alunos, escolas, municípios, etc.) trocando-os por identificadores genéricos (Escola A, Aluno 1, etc.)
Os dados do(s) autor(es), com sua(s) respectiva(s) filiação(ões) e e-mail, serão incluídos apenas na versão final do trabalho caso aceito para publicação, a ser também submetida pelo sistema eletrônico
• Serão aceitos trabalhos em português, inglês, ou espanhol.
Datas Importantes
• 24 de setembro de 2011 – Data limite para submissão de trabalhos
• 15 de outubro de 2011 – Notificação de aceitação de trabalhos
• 26 de Outubro de 2012 – Data limite para envio das versões finais dos trabalhos aceitos
• 19 de Novembro de 2012 – Data limite para inscrição no evento / on-line
• 26 a 30 de Novembro de 2012 – CBIE 2012

Comitê Organizador:
Professor Dr. José Aires de Castro Filho – Universidade Federal do Ceará (UFC).
Professor Dr. Simão Pedro Pinto Marinho – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
Professor Dr. Mauro Cavalcante Pequeno – Universidade Federal do Ceará (UFC).
Professor Dr. Paulo Gileno Cysneiros – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Professora Dra. Anne Alilma Ferrette – Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: