Tese de integrante do grupo Web Currículo é premiada no SBIE

by

A tese de doutorado da pesquisadora Monica Mandaji, integrante da comissão organizadora do Web Currículo, foi premiada no Concurso de Teses e Dissertações do Congresso SBIE (Sociedade Brasileira de Informática na Educação), ocorrido este mês em Aracaju. A autora obteve terceiro lugar na premiação da categoria.

O concurso reúne diversas produções de doutorado, mestrado e graduação em um panorama da produção científica no Brasil. Um destaque também foi dado a pesquisadora de doutorado Ligia Rubim, também integrante do grupo, que teve sua tese selecionada para o concurso.

Produções do Programa UCA (Um Computador por Aluno) também foram premiadas em outras trilhas do congresso. As produções premiadas destacaram trabalhos da UFRGS e UFC.

Confira a lista completa abaixo:

*CTD-IE – Doutorado*
– Gilvandenys Sales
– Primeiro Lugar
– Tese de Doutorado
– “Um Indicador de Aprendizagem Não-Linear para EaD online Fundamentado no Modelo de Avaliação Learning Vectors (LV)”

-Alan Pedro da Silva
– Segundo Lugar
– Tese de Doutorado
– “Uma Linha de Produto de Software baseada na Web Semântica para Sistemas Tutores Inteligentes”

– Monica Mandaji
-Terceiro Lugar
– Tese de Doutorado
– “O Processo de Colaboração nos Trabalhos de Coautoria em AmbientesVirtuais de Aprendizagem”

*CTD-IE – Mestrado*
– Juliana Kowata
– Primeiro Lugar
– Dissertação de Mestrado
– “Construindo de Mapas Conceituais apartir de Textos – uma abordagem computacional aplicada à Língua Portuguesa do Brasil”

– Barbara Gorziza Ávila
– Segundo Lugar
– Dissertação de Mestrado
– “SCALA um sistema de CAA focado no contextodo usuário”

– Marcelo Quinta
– Terceiro Lugar
– Dissertação de Mestrado
– “Adaptação de conteúdo para múltiplos contextos: Sistema Odin”

*CTD-IE – TCC*

– Paloma Rodrigues
– Primeiro Lugar
– Trabalho de Conclusão de Graduação
– “Pesquisa, Seleção e Catalogação de Materiais Digitais de Física para o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE)”

– Diogo Bispo
– Segundo Lugar
– Trabalho de Conclusão de Graduação
– “Desenvolvimento de Jogo Educacional sobre Ecotoxicologia Utilizando HTML5”

– Andreia Rosangela Kessler Muhlbeier
– Terceiro Lugar
– Trabalho de Conclusão de Graduação
– “Estilos e Estratégias de Aprendizagem Personalizadas a Alunos das Modalidades Presenciais e a Distância”

*SBIE*
**
SBIE TRILHA 1
A New Approach to Discover Students Learning Styles in
Adaptive Educational Systems
Fabiano A. Dorça1;2, Luciano V. Lima2, Marcia A. Fernandes1, Carlos R. Lopes 1
1) Faculdade de Computação (FACOM) – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ˆ
2) Faculdade de Engenharia Eletrica (FEELT) – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

SBIE TRILHA 2
MobiLE: Um ambiente Multiagente de Aprendizagem Móvel para Apoiar a Recomendação Sensível ao Contexto de Objetos de Aprendizagem
Luiz Cláudio Nogueira da Silva1 2, Francisco Milton Mendes Neto1 2, Luiz Jácome Júnior2
1) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – PPGCC
Departamento de Ciências Exatas e Naturais – DCEN
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA BR 110 – Km 47 Bairro Pres. Costa e Silva CEP 59.625-900 Mossoró – RN
2) Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software – NTES
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA BR 110 – Km 47 Bairro Pres. Costa e Silva CEP 59.625-900 Mossoró- RN

SBIE TRILHA 3
Sim-Colmeia: Ambiente de simulação da dinâmica populacional de uma colmeia para o ensino de Biologia
José Eduardo M. Figueiredo, André Souza da Silva, Vera Maria B. Werneck, Rosa Maria E. Moreira da Costa
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
IME – Mestrado em Ciências Computacionais
Rua São Francisco Xavier 524- 6º andar – Bl. B, CEP 20550-013 Rio de Janeiro – RJ – Brasil

SBIE TRILHA 4
Ferramentas de autoria e de colaboração: discutindo a acessibilidade e a usabilidade na perspectiva da Web 2.0
Lucila Maria Costi Santarosa
Débora Conforto
Lourenço de Oliveira Basso
Núcleo de Informática na Educação Especial – Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (UFRGS)

SBIE TRILHA 5
Sistema de apoio a atividades de laboratório de programação via Moodle com suporte ao balanceamento de carga
Allyson Bonetti França, José Marques Soares
Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – Fortaleza, CE – Brasil

SBIE TRILHA 6
Um Mecanismo para a Integração entre o LMS Moodle e o Site de Redes Sociais Facebook
Lucas M. Braz1, Tássia Serrão 1, Sérgio Crespo C. S. Pinto1 Gisela Clunie2
1) Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
2) Universidade Tecnológica do Panamá (UTP)

SBIE TRILHA 7
Presença Social e Pertencimento em Fóruns Educacionais: Manifestação e Percepção de Afetividade
Helvia Pereira Pinto Bastos1, 2, Magda Bercht2, Leandro Krug Wives2

1) Núcleo de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância – Instituto
Federal Fluminense
2) Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – Universidade
Federal do Rio Grande do Sul

*WIE*
**
WIE TRILHA 1
Squeak Etoys na modalidade 1 para 1: programação e autoria multimídia no desenvolvimento da conceituação
Patrícia Behling Schäfer 1,2, Bruno Fagundes Sperb 2, Léa da Cruz Fagundes1,2,3
1) Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
2) Laboratório de Estudos Cognitivos – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS)
3) Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional – Universidade Federal
do Rio Grande do Sul (UFRGS)

WIE TRILHA 2
O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA)
Renata Lopes Jaguaribe Pontes, José Aires de Castro Filho
Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – Universidade Federal do
Ceará – Faculdade de Educação, Fortaleza – CE – Brasil

WIE – Trilha 3
Tradição nos Estilos de Pesquisa em Educação a Distância: Uma Análise a partir das Publicações do SBIE
Cleyton V. C. Magalhães, Ronnie E. S. Santos, Jorge S. Correia Neto, Ellen P. R. Souza
Universidade Federal Rural de Pernambuco

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: